Agenciado pelo português Jorge Mendes, o jovem atacante espanhol vai ficar nos catalães até, pelo menos, 2030, mas só pode renovar quando completar 18 anos
Desde o início da temporada que o Barcelona tem trabalhado arduamente nas possíveis renovações de contrato com os seus jogadores mais importantes, tendo já renovado com Gavi, Pedri, Araújo, Koundé, Martínez. Porém, o destaque vai para esta terça-feira, quando a imprensa espanhola anunciou que Lamine Yamal também irá prolongar o seu contrato com o clube.
No entanto, isso só poderá acontecer quando for maior de idade, sendo que o espanhol festeja os 18 anos no final da temporada, no dia 17 de julho de 2025, após o Mundial de Clubes, competição em que os catalães não estão inseridos.
Recorde-se que o atacante assinou o seu primeiro contrato profissional em 2022, mas esse acordo era limitado a três anos, uma vez que a FIFA não permite contratos mais longos para jogadores menores de 18 anos. Atualmente ainda está ligado ao clube até ao final da próxima temporada, por causa de uma renovação no final de 2023, mas apenas por mais um ano.
O jornal espanhol Sport revelou alguns detalhes deste novo contrato, que visa proteger a maior pérola da La Masia desde Lionel Messi, afirmando que o novo vínculo será válido até 2030, portanto cinco anos, época em que Yamal completará 23 anos, garantindo assim a sua presença na equipa durante a fase mais importante do seu desenvolvimento.
Recentemente, ainda com 17 anos, Lamine Yamal chegou a uma marca especial pelo Barça: 100 jogos pela equipa principal, no quais leva 23 golos, 28 assistências e ainda três troféus conquistados - LaLiga, Taça do Rei e Supertaça de Espanha. Esta época já tem o estatuto de titular indiscutível e está a um pequeno passo de uma final da UEFA Champions League, com os olhos postos no triplete.